Abertura do Ano da Fé


Arquidiocese de Maceió abre o Ano da Fé com peregrinação ao morro São Bento, em Maragogi

Programação contou com Vigília da Fé, Caminhada e Celebração Eucarística

Da Redação
Dom Antônio Muniz ao presidir a Missa de abertura do Ano da Fé
Muitos fiéis foram em peregrinação na madrugada desta quinta-feira, 11 de outubro, ao Povoado São Bento - em Maragogi, distante 130 Km de Maceió - para participarem da abertura do Ano da Fé na Arquidiocese de Maceió. Evento celebrou os 50 anos do início do Concílio Vaticano II e os 20 anos da promulgação do Catecismo da Igreja Católica.
A programação teve início com uma Vigília da Fé, das 22h da quarta-feira (10) até às 5h desta quinta-feira. Após a bênção do Santíssimo Sacramento o arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, conclamou a todos para uma caminhada em direção ao morro São Bento, onde estão localizadas as ruínas de uma antiga Igreja que servia de hospício para os primeiros missionários quando de suas passagens por terras alagoanas, então pertencentes à Diocese de Olinda.
Durante a caminhada de subida ao morro, juntamente com o arcebispo, vários sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas e fiéis leigos de Movimentos, Pastorais, Associações e Novas Comunidades entoavam cantos à Virgem Maria, a Senhora Aparecida, que foi conduzida num andor, tendo ao lado a bandeira do Vaticano, demonstrando comunhão com toda a Igreja na abertura do Ano da Fé.
Chegando ao topo do morro o arcebispo discorreu algumas palavras sobre a importância do Ano da Fé e o porquê da escolha do morro São Bento para as peregrinações indulgenciais do referido Ano. “Ao chegarmos aqui contemplamos não somente a beleza paisagística, mas um dos locais de passagem dos primeiros missionários que vinham catequizar o nosso povo, em tempos remotos. A urgente reconstrução das muralhas deste Templo, que é um marco histórico e vemos em ruínas, noz faz recordar a reconstrução da nossa fé, do nosso modo de crer em Deus no mundo atual. É preciso uma fé sólida, viva, consistente, de modo que nada a desmorone”, destacou o metropolita.
Ao término da Celebração Eucarística dom Antônio disse que o local servirá para peregrinações indulgenciais durante o Ano da Fé. Daí cada paróquia da Arquidiocese de Maceió deve se organizar para que ao longo deste Ano, a saber: 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013, conduza seus fiéis a uma visita ao morro São Bento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHORAR DIANTE DO SACRÁRIO

CONVITE: INSTITUIÇÃO DOS MINISTROS DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA

A Vocação de Samuel