Aprofundamento - DGAE
Urgências na Ação Evangelizadora
A Igreja em estado permanente de missão
"Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura" (Mc 16,15). Esta citação expressa a mais importante missão da Igreja, que é anunciar e testemunhar a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo a toda humanidade. A Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), em seu Documento 94, apresenta as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015 (DGAE), cujo Capítulo 3º intitulado "Urgências na Ação Evangelizadora" traz, como primeira urgência, a Igreja em estado permanente em missão.
" O Documento 94 reforça a natural missão da Igreja que é de evangelizar e aminar para que o espírito missionário mantenha-se sempre vivo", explica o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, da CNBB, dom Sérgio Braschi, bispo de Ponta Grossa (PR). Criada com o objetivo de organizar e realizar as tarefas de animação, formação, organização e cooperação missionária, em todos os níveis da Igreja, a Comissão para Ação Missionária atua promovendo a ação missionária e evangelizadora no Brasil e em outros países.
Dentre os projetos que integram a Comissão, Dom Sérgio destaca o Projeto Igrejas-Irmãs que une determinada diocese a outra, especialmente em trabalhos missionários. No projeto, as dioceses com melhores condições financeiras e de recursos humanos auxiliam as mais carentes e ambas fazem um intercâmbio de experiência de vida cristã. São vários os Regionais e dioceses que participam do projeto promovendo e partilhando o crescimento espiritual desta missão. Exemplo disso é o que acontece entre os regionais Sul 1 (São Paulo) e Nordeste 4 (Piauí) em que as dioceses de Franca (SP) e a de Bom Jesus do Gurguéia (PI) se tornaram irmãs e se auxiliam mutuamente.
A Missão Além-fronteiras é outro programa da Comissão que tem gerado bons frutos e cumprido a missão evangelizadora da Igreja, segundo o presidente Dom Sérgio. Em âmbito internacional, o projeto visa ajudar os países mais necessitados como é o caso de Moçambique, que, Haiti, Guine-Bissau. Provavelmente o próximo país a ser ajudado, em 2013, será o Timor Leste. Além de religiosos, a missão também é realizada por leigos que se especializam neste tipo de trabalho fazendo o curso de formação para missionários Ad Gentes, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília.
Diante desse cenário são muitas as Instituições e Organismos Missionários que visam, prioritariamente, seguir os ensinamentos de Jesus Cristo engajando-se na aminação missionária de suas Igrejas. Ligados nesse objetivo, a Comissão para Ação Missionária da CNBB, o Conselho Missionário Nacional (COMINA), os Conselhos Missionários Regionais (COMIRES), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Comissão para a Amazônia da CNBB, o Centro Cultural Missionário (CCM) e as Pontifícias Obras Missionárias (POM) atuam sempre em conjunto para promoverem o crescimento da ação de Jesus Cristo a todos os povos.
Segundo dom Sérgio, "neste mundo cada vez mais secularizado e pluri-cultural é necessário resgatar e reforçar os valores cristãos. É necessário formar cristãos e missionários. Somos o sal da terra e devemos participar da construção de uma sociedade mais justa e fraterna", lembra.
Comentários
Postar um comentário