A Vocação de Samuel


1. Um jovem: Samuel era um jovem que prestava serviço a Deus ajudando o velho sacerdote Eli, cuja família, no entanto, não era fiel a Deus. Costumamos pensar que os chamados por Deus são pessoas diferenciadas, com atributos que os exaltam com relação aos outros. Mas Deus, que é Aquele que escolhe, é também Aquele que capacita e, portanto, o chamado foge da lógica humana. Samuel sequer conhecia o Senhor (v. 7) e Eli viria a ser a ponte para a revelação.
2. Samuel ouve uma voz e pela proximidade que mantinha com Eli, por três vezes pensa ser Eli. Solícito, levanta-se e vai atendê-lo. Talvez não com a mesma prontidão e solicitude, também nós atendemos as vozes do chamado que pensamos ser os apelos dos nossos líderes, nossos coordenadores, nossos padres. Sem entender a profundidade, servimos para garantir a nossa imagem por termos vergonha de negar. Mas por dentro o coração não sentiu a procedência desta voz, que é capaz de nos fazer largar tudo para segui-la com coragem. A voz de Deus nos chega por alguém.
3. Alguém que ajuda o discernimento: A experiência de Eli nos dá sinais de alguém cuja maturidade foi fundamental para o discernimento do chamado. Ser próximo de Deus, e viver com pessoas assim nos ajuda a ter olhos abertos e ouvidos sensíveis aos apelos de Deus em nossa vida. Aqui podemos enxergar a dimensão do discipulado: deixar-se cuidar por alguém, aprender, crescer e depois cuidar dos outros. Samuel precisou que Eli lhe apontasse o Senhor. Quantos vivem ao nosso lado e não conhecem a Deus? Se não apontarmos o caminho de Deus para estes nossos irmãos será que eles distinguirão por si próprios o projeto que o Pai tem para eles?
4. Uma resposta assertiva: Por fim, Eli entende que é a voz de Deus que fala a Samuel, e lhe dá a orientação precisa em relação ao que está acontecendo e que resposta deve dar: “Fala que teu servo escuta”. Quem escuta o Senhor e se deixa usar por Ele é um profeta de nossos tempos a iluminar a vida dos que estão indo nos caminhos sombrios. Deus chama a cada um de nós para grandes propósitos. Alguns são chamados ao sacerdócio ordenado, outros à vida consagrada e religiosa, outros à constituição de uma família, outros exercem sua vocação no serviço à comunidade como catequista, leigos, ou como pessoas que não constituem família para cuidar dos pais ou irmãos.
Qualquer que seja a sua vocação é através dela que você vai alcançar a salvação ou poderá perder-se.
São muitas as vozes do mundo a nos confundir. Há muitas propostas fáceis, imediatas, rápidas e superficiais, mas nenhuma tão profunda e realizadora, quanto ouvir os propósitos daquele que nos conhece por inteiro e ainda assim
aposta em nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHORAR DIANTE DO SACRÁRIO

CONVITE: INSTITUIÇÃO DOS MINISTROS DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA