Missa e procissão encerram a festa de Nossa Sra. do Bom Parto.

Na tarde/noite desta terça-feira (25), fiéis estiveram presentes no encerramento da Festa de Nossa Senhora do Bom Parto. A abertura do último dia festivo aconteceu com a apresentação do Coral Servos por Amor, seguido da Santa Missa que foi celebrada pelo Padre Calmon da Paróquia São José (Trapiche).

A missa teve início às 17h na Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, reunindo a comunidade que celebrou a festa com alegria. No altar Padre Calmon Malta teve a companhia do Pároco Francisco Texeira, e do Diácono Jarbas Alves.

Na abertura de sua homilia Pe. Calmon saudou a todos com um Feliz Natal, em sequência fez a reflexão sobre o evangelho: “Devemos meditar a encarnação de Jesus, pois ele se fez carne e habitou entre nós, diante deste fato é preciso nós buscarmos o verdadeiro significado do que Deus desejou com a encarnação de Jesus, ele que habitou entre nós, nascido do ventre de Maria “Senhora do Bom Parto”. Nós somos convidados assim como Maria a viver este tempo de graça o “Kairos”, a viver essa fé sem medo, porque Deus caminha conosco”, enfatizou o Pe. Calmon Malta.

Em parte da missa aconteceu o rito de incensação, onde Nossa Senhora do Bom Parto, a cruz do Altar, o povo e os celebrantes foram incensados. O costume de utilização do incenso em cultos religiosos é muito presente em várias culturas, assim, o cristianismo herdou da tradição judaica esse costume e o utiliza para a “purificação”, para demonstrar que algo tem um caráter especial e, como símbolo das nossas orações elevadas ao céu com a fumaça do incenso.

Após a missa a comunidade se deslocou as ruas do bairro do Bom Parto para a tradicional procissão da Padroeira, o trajeto iniciou pela ladeira Lopes Trovão, com passagem pela Gruta do Padre “Padre Cicero” até a passagem pela Av. Francisco de Menezes com retorno pela Rua General Hermes. Ritos litúrgicos fizeram parte da procissão que teve animação com a presença de um mini trio.

“Meu neto Enzo Gabriel de dois anos estava com uma anemia muito profunda em janeiro, então pedi em oração a Nossa Senhora do Bom Parto a cura dele. Fiz a promessa, e devido ao alcance dessa graça estou cumprindo o que prometi. Junto a ele fiz todo percurso da procissão, Nossa Senhora do Bom Parto é muito importante na minha vida, são praticamente 40 anos participando desse momento especial, fico muito emocionada em estar aqui”, revelou a paroquiana Edeildes Texeira.

No fim da procissão foi cantado novamente o hino de Nossa Senhora do Bom parto com bastante animação e devoção. “Agradeço a todos que se fizeram presentes, e peço a Nossa Senhora do Bom Parto que derrame bênçãos sobre todos nós, “Viva a Nossa Senhora do Bom Parto”, concluiu o Pe. Francisco Texeira.

Texto: Rodrigo Rosas - Pascom Bom Parto
Fotos: Itawi Albuquerque, Carol Bulhões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHORAR DIANTE DO SACRÁRIO

A Vocação de Samuel

CONVITE: INSTITUIÇÃO DOS MINISTROS DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA