Missa de Quarta-feira de Cinzas abre o tempo da Quaresma

Foto: Leandro Tavares
Por Rodrigo Rosas

A noite de quarta-feira 06 de março trouxe à comunidade, a abertura de um dos períodos mais essenciais no calendário da igreja católica. A tradicional missa de Quarta-feira de Cinzas foi celebrada pelo pároco Francisco Teixeira na Paróquia Nossa Sra do Bom Parto. Este momento que antecede a Semana Santa contou com a presença garantida de seus fiéis.

Esta ocasião chega para nos lembrar à trajetória de Cristo, momento de reflexão e preparação, para a indispensável celebração maior da Igreja: a Ressurreição de Cristo, o momento da nossa Páscoa.
Em determinado ponto da celebração, cinzas em sinal de cruz foram colocadas nas nossas testas, para que nós nos lembremos de onde viemos e para onde vamos: “Como um pai tem piedade de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem, porque ele sabe de que é que somos feitos, e não se esquece de que somos pó” (Sl 102,14).


“A palavra conversão que vem do grego nos traz significados: mudança de pensamento, mudança de agir, mudança de direção/caminho, assim o cristão deve empreender uma luta espiritual em busca da salvação, a reconciliação com Deus é uma necessidade diária, façamos nosso exame de consciência, nos humilhemos, não deixemos esse tempo passar em vão” destacou Francisco em homília.


Na mesma noite da missa de Quarta-feira de Cinzas, a comunidade do Bom Parto se despediu do nosso irmão Elivelton Silva, que foi aprovado para o Postulado de 2019, na Ordem dos Frades Menores dos Capuchinhos, Província do Nordeste do Brasil, portanto o mesmo já se encontra no Rio grande do Norte, em Natal. Elivelton viajou com a bênção e envio de nosso pároco Padre Francisco Teixeira.

Via Sacra
A Via Sacra é a reconstituição religiosa feita para lembrar o sofrimento de Jesus Cristo durante sua missão redentora.
Os cristãos ao redor do mundo celebram a importância de Jesus Cristo enfatizando o caminho que percorreu por obediência a Deus. A Via Sacra é uma maneira que os fieis têm de percorrer mentalmente o mesmo caminho de seu profeta desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário.
A Via Sacra é um exercício de piedade praticado pelos fieis. Por isso mesmo, sua prática é muito recomendada pelos Sumos Pontífices como tentativa de provocar uma reflexão valorosa sobre a Paixão de Cristo e demonstrar o poder da Igreja Católica no tocante às questões espirituais. O processo inclui as seguintes cenas: Jesus condenado à morte, Jesus carregando a cruz, Jesus caindo pela primeira vez, Jesus encontrando sua mãe, Simão Cirineu ajudando Jesus, Verônica limpando o rosto de Jesus, segunda queda de Jesus, Jesus encontrando as mulheres de Jerusalém, terceira queda de Jesus, Jesus despido, Jesus pregado na cruz, Jesus morrendo na cruz, Jesus morto nos braços de sua mãe e Jesus enterrado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHORAR DIANTE DO SACRÁRIO

A Vocação de Samuel

CONVITE: INSTITUIÇÃO DOS MINISTROS DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA