Notícias / Região Nordeste 2


Coordenador do Renasem Nordestão fala sobre o evento a ser sediado em Maceió

Proposta do Retiro para Seminaristas promovido pela RCC acontece há 29 anos no Brasil

Diácono Rodrigo Rios
Luiz Antonio coordena o Renasem Nordestão sediado em Maceió
Há 29 anos diversos seminaristas se reúnem para um retiro de oração promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC), conhecido pela sigla Renasem (Retiro Nacional de Seminaristas). Coordenado pelo Ministério para Seminaristas da RCC, este retiro acontece também em edições regionais e estaduais, como será o caso do Renasem Nordestão, evento sediado em nossa Arquidiocese. Para conhecermos mais sobre este encontro, O Portal entrevistou o Seminarista Luiz Antônio de Araújo Guimarães, 28, coordenador-geral do evento e coordenador estadual do Ministério para Seminaristas de Alagoas.
Qual é a proposta do Renasem Nordestão?
O Nordestão tem como proposta fomentar nos seminaristas diocesanos e religiosos – provenientes dos vários Grupos de Oração e das Novas Comunidades –, a espiritualidade que despertou suas vocações, conforme instrução da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Pastores Dabo Vobis, no número 68.
Como se deu a escolha de Maceió para sediar o evento?
Em cada retiro, os coordenadores estaduais e diocesanos do Ministério para Seminaristas realizam uma votação para escolherem a próxima cidade a sediar o evento. Quanto ao Renasem Nordestão, já ocorrido em Caruaru, em 2010; e em Teresina, em 2011; por unanimidade, os coordenadores do Nordeste escolheram Maceió, por ter, de certa forma, uma localização estratégica para congregar mais seminaristas. Daí a primeira coisa que fiz, assim que retornei do retiro de Teresina foi procurar Dom Antônio para pedir-lhe a autorização e sua bênção para este evento. Após a concessão do Arcebispo, me dirigi às coordenações estadual e arquidiocesana da Renovação Carismática Católica, que com muita alegria acolheram a proposta de Maceió sediar o Renasem Nordestão 2012.
Como é a programação e quais as temáticas envolvidas?
Toda a programação do Renasem Nordestão está voltada para a temática do Bom Pastor proposta pela RCC ultimamente. A saber: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,16). Para o lema, escolhemos: “Onde apascentas e leva-me a descansar, ó Amado de minha alma?” (cf. Ct 1,7). Dessa forma, a temática do pastoreio será evidenciada em dois âmbitos: o seminarista que se deixa pastorear pelo Bom Pastor, e que é formado para ser pastor do rebanho de Cristo. Os pregadores serão o padre Thiago Henrique, reitor do Seminário São Cura D’Ars, em Palmeira dos Índios (AL); e o professor Dr. Joel Gracioso, do Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil e da Faculdade de São Bento, em São Paulo.
Quais as expectativas para o evento?
As expectativas são as mais positivas possíveis, visto que, para organizar um retiro deste quilate, requer uma boa equipe, envolta de um bom planejamento. Para tanto, temos uma equipe em nível de Nordeste, formada pelos coordenadores estaduais e diocesanos; e outra equipe composta por 13 seminaristas de nosso Seminário que se dispusera em organizar o encontro. Além do mais, o apoio da RCC estadual e arquidiocesana, bem como de clérigos e leigos que nos tem procurado para auxiliar-nos. Contudo, vale dizer que é um retiro todo ele organizado por seminaristas, e precisa e muito da colaboração de todos, quiçá, do contributo financeiro a fim de suprir todas as despesas demandadas. Por hora, encarecidamente, peço que todos possam acessar o nosso blog, conheçam o Renasem Nordestão, e vejam no que pode colaborar para a realização deste evento.
Em sua opinião, qual a contribuição do Renasem para a vida dos seminaristas?
O Renasem, como acontece no período de férias, é como que um grande contributo às dimensões formativas que nos são repassadas no Seminário, visto que o retiro proporciona-nos momentos de oração, reflexão, ensino, convivência, e até mesmo de pastoral, pois no Renasem acontece uma experiência missionária em uma determinada paróquia.
Como os seminários têm acolhido a atuação do Ministério para Seminaristas da RCC?
Hodiernamente os Seminários têm acolhido a proposta do Ministério para Seminaristas, deixando que o Ministério atue com o Grupo de Oração semanal ou quinzenal, sem que interfira na programação da casa. Isso é um dos critérios exigidos pelas coordenações do Ministério para Seminaristas, que sempre age em conformidade com os formadores dos respectivos Seminários.
Você acha que a espiritualidade da RCC tem ajudado os sacerdotes no desempenho do seu ministério?
Aqui é necessário salientar que ao tratarmos o termo “espiritualidade da RCC” deve-se levar em consideração que a espiritualidade na qual somos formados é a do Bom Pastor e não a de quaisquer Movimentos. Porém, esses Movimentos, a exemplo da RCC, onde muitos de nós tivemos experiências com os Grupos de Oração, em meu caso com o Grupo de Oração Universitário (GOU), auxilia-nos, por assim dizer, na espiritualidade na qual estamos sendo gerados para a Igreja. Como resultado disso, podemos observar ações frutuosas no desempenho ministerial de sacerdotes que passaram por tais experiências em seu decurso formativo. Em suma, resta-me dizer que tal experiência é bastante válida.

SERVIÇO
Evento: Renasem Nordestão 
Tema: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,16)
Lema: “Onde apascentas e leva-me a descansar, ó Amado de minha alma?” (cf. Ct 1,7) 
Data: 17 a 21 de julho de 2012
Local: Seminário Arquidiocesano N. Sra. da assunção (Maceió-AL)
Pregadores: Padre Thiago Henrique (AL) e Prof. Dr. Joel Gracioso (SP)
Blog: renasemalagoas.blogspot.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHORAR DIANTE DO SACRÁRIO

A Vocação de Samuel

CONVITE: INSTITUIÇÃO DOS MINISTROS DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA