Dia Mundial das Missões será celebrado na Arquidiocese

Programação festiva acontece no próximo domingo 20/10

As Obras Pontifícias Missionárias e a Arquidiocese de Maceió promovem no próximo dia 20/10, uma programação festiva para celebrar o Dia Mundial das Missões. O tema escolhido foi: Povo de Deus em Missão.
Na programação, concentração às 8h, na Igreja Divino Espírito Santo, bairro da Jatiúca. Caminhada para o ginásio de esportes do Colégio Santa Úrsula, quando acontecerá o encontro com apresentações, partilha, palestras e exposições. A animação será dos grupos musicais: Hosanã e Aleluia. No final da tarde, o Mons. José Augusto, vigário geral presidirá a Santa Missa.
O trabalho das Pontifícias Obras Missionárias
É um organismo oficial de animação, formação e cooperação missionária universal da Igreja Católica. 
Dentro dela está a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) fundada por D. Carlos de Forbin-Janson, na França, em 19 de maio de 1843. Tendo como objetivo sensibilizar as crianças dos países cristãos para as necessidades das crianças dos territórios de Missão.
“Crianças ajudam e evangelizam crianças” é o lema da Obra, que foi assumida pela Igreja como “Pontifícia”, pelo Papa Pio XI, em 1922 junto com a Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Hoje a IAM está presente em mais de 130 países. E também no Brasil ela se encontra em plena expansão. Chegou ao Brasil em 1853, em 1994 ela começa organizar-se de forma efetiva e hoje ela está presente em todas as Dioceses do país. São cerca de 30 mil grupos que atingem aproximadamente 400 mil crianças.
Em Alagoas faz quase sete anos, tanto a IAM quanto a JM vem sendo articulado: IAM está presente em 10 municípios; em 22 Paróquias com um total de 50 grupos, e a JM está presente em 14 Paróquias dentre 06 municípios resultando em 14 grupos. “Como se pode ver, a expansão da IAM é mais expressiva. Já a JM enfrenta a dificuldade de expansão pelo fato de existir uma diversificação de movimentos e pastorais que já trabalham com jovens”, disse Silvia Riego, membro da coordenação.
Como a JM não é um movimento, nem pastoral são grupos de jovens missionários a serviço da animação missionária e estão vinculados à Obra Pontifícia da Propagação da Fé, ela possui perfil, identidade e metodologia própria e distinta.
Os interessados em implantar o trabalho na paróquia devem entrar em contato com a equipe e de acordo com o público alvo, eles irão realizar uma visita para apresentar a obra e, surgindo a identificação com a missionariedade partem para a formação do grupo. 
Contatos: Sílvia Riego (JM)– 9690-0480 e/ou 9109-1144; Júnior Souza (JM) 9624-3202; Amaro Jorge (IAM) 9980-1048
e Bete Ferraz (IAM)9307-1351.

Fonte:http://www.arquidiocesedemaceio.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHORAR DIANTE DO SACRÁRIO

CONVITE: INSTITUIÇÃO DOS MINISTROS DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA

A Vocação de Samuel