Dia Mundial Das Missões

Integrantes do Grupo ( JUC )
Foi em clima de muita alegria que a nossa paróquia celebrou o dia Mundial das Missões, com a juventude de nossa paróquia o ( JUC ) Jovens unidos em Cristo, e o Tribo de Israel animaram a Santa Missa cantando louvores a Deus pelos missionários de nossa paróquia e por todos os missionários do mundo inteiro, que se dedicam a evangelizar as pessoa levando o nome de Cristo para quem não conhece.
E contamos com a presença do nosso querido Padre Genival Vianna, que celebrou conosco essa Santa celebração Eucarística!

Queridos irmãos e irmãs. Este ano celebramos o Dia Mundial das Missões enquanto está-se concluindo o Ano da fé, ocasião importante para reforçar a nossa amizade com o Senhor e o nosso caminho como Igreja que anuncia com coragem o Evangelho. Nesta perspectiva, gostaria de propor algumas reflexões.

1. A fé é dom precioso de Deus, o qual abre a nossa mente para que o possamos conhecer e amar. Ele quer se relacionar conosco para fazer-nos partícipes da sua própria vida e tornar a nossa vida mais plena de significado, melhor e mais bela. Deus nos ama!
A fé, porém, precisa de ser acolhida, ou seja, pede a nossa resposta pessoal, a coragem de confiarmo-nos a Deus, de viver o seu amor, gratos pela sua infinita misericórdia. É um dom que não é reservado a poucos, mas que é oferecido com generosidade. Todos deveriam poder experimentar a alegria de sentir-se amados por Deus, a alegria da salvação! E é um dom que não se pode manter somente para si mesmos, mas deve ser compartilhado. Se quisermos mantê-lo para nós mesmos, tornar-nos-emos cristãos isolados, estéreis e doentes. O anúncio do Evangelho faz parte do ser discípulos de Cristo e é um compromisso constante que anima toda a vida da Igreja. «O ardor missionário é um sinal claro da maturidade de uma comunidade eclesial» (Bent o XVI, Exort. ap. Verbum Domini, 95). Uma comunidade é “adulta” quando professa a fé, a celebra com alegria na liturgia, vive a caridade e anuncia sem cessar a Palavra de Deus, saindo do próprio recinto para levá-la também às “periferias”, sobretudo a quem ainda não teve a oportunidade de conhecer Cristo. A solidez da nossa fé, em nível pessoal e comunitário, mede-se também pela nossa capacidade de comunicá-la a outros, de difundi-la, de vivê-la na caridade, de testemunhá-la a quem encontramos e compartilham conosco o caminho da vida.

2. O Ano da fé, cinquenta anos depois do início do Concílio Vaticano II, é de estímulo para que toda a Igreja tenha uma consciência renovada da sua presença no mundo contemporâneo, da sua missão entre os povos e as nações. A missionariedade não é somente uma questão de territórios geográficos, mas de povos, de culturas e de cada pessoa, precisamente porque os “confins” da fé não atravessam somente locais e tradições humanas, mas o coração de cada homem e de cada mulher. O Concílio Vaticano II destacou de modo especial como o dever missionário, o dever de alargar os confins da fé, é próprio de cada batizado e de todas as comunidades cristãs: «Como o Povo de Deus vive em comunidades, sobretudo diocesanas e paroquiais, e é nelas que, de certo modo, se torna visível, pertence a estas dar também testemunho de Cristo perante as nações» (Decr. Ad gentes, 37). Cada comunidade, portanto, é interpelada e convidada a fazer próprio o mandamento confiado por Jesus aos Apóstolos de ser suas «testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra» (At 1,8), não como um aspecto secundário da vida cristã, mas como um aspecto essencial: todos somos enviados às estradas do mundo para caminhar com os irmãos, professando e testemunhando a nossa fé em Cristo e fazendo-nos anunciadores do seu Evangelho. Convido os Bispos, os Presbíteros, os Conselhos presbiterais e pastorais, cada pessoa e grupo responsável na Igreja a dar relevo à dimensão missionária nos programas pastorais e formativos, sentindo que o próprio empenho apostólico não é completo se não contém o propósito de “testemunhar Cristo diante das nações”, diante de todos os povos. A missionariedade não é somente uma dimensão programática na vida cristã, mas também uma dimensão paradigmática que diz respeito a todos os aspectos da vida cristã.

3. Frequentemente, a obra de evangelização encontra obstáculos não somente no exterior, mas dentro da própria comunidade eclesial. Às vezes, são fracos o fervor, a alegria, a coragem, a esperança em anunciar a todos a Mensagem de Cristo e em ajudar os homens do nosso tempo a encontrá-lo. Às vezes, ainda se pensa que levar a verdade do Evangelho é fazer violência à liberdade. Paulo VI tem palavras iluminantes a propósito: «Seria ... um erro impor qualquer coisa à consciência dos nossos irmãos. Mas propor a essa consciência a verdade evangélica e a salvação em Jesus Cristo, com absoluta clareza e com todo o respeito pelas opções livres que essa consciência fará ... é uma homenagem a essa liberdade» (Exort, ap. Evangelii nuntiandi, 80). Devemos sempre ter a coragem e a alegria de propor, com respeito, o encontro com Cristo, de fazer-nos portadores do seu Evangelho, Jesus veio ao meio de nós para indicar o caminho da salvação, e confiou também a nós a missão de fazê-la conhecer a todos, até os confins da terra. Com frequência, vemos que são a violência, a mentira, o erro a serem colocados em evidência e propostos. É urgente fazer resplandecer no nosso tempo a vida boa do Evangelho com o anúncio e o testemunho, e isso a partir de dentro da Igreja. Porque, neste perspectiva, é importante jamais esquecer um princípio fundamental para todo o evangelizador: não se pode anunciar Cristo sem a Igreja. Evangelizar nunca foi um acto isolado, individual, privado, mas sempre eclesial. Paulo VI escrevia que «quando o mais obscuro dos pregadores, dos catequistas ou dos pastores, no rincão mais remoto, prega o Evangelho, reúne a sua pequena comunidade, ou administra um sacramento, mesmo sozinho, ele perfaz um ato de Igreja». Ele não atua «por uma missão pessoal que se atribuísse a si próprio, ou por uma inspiração pessoal, mas em união com a missão da Igreja e em nome da mesma» (ibidem). E isso dá força à missão e faz sentir a cada missionário e evangelizador que jamais está sozinho, mas é parte de um único Corpo animado pelo Espírito Santo.

4. Na nossa época, a mobilidade generalizada e a facilidade de comunicação através das novas mídias interligaram entre si os povos, os conhecimentos e as experiências. Por motivos de trabalho, inteiras famílias se transferem de um continente a outro; os intercâmbios profissionais e culturais, assim como o turismo e fenômenos análogos impulsionam a um amplo movimento de pessoas. Às vezes, parece difícil até mesmo para as comunidades paroquiais conhecer de modo seguro e aprofundado quem está de passagem ou quem vive estavelmente no território. Ademais, em áreas sempre mais amplas das regiões tradicionalmente cristãs cresce o número daqueles que são estranhos à fé, indiferentes à dimensão religiosa ou animados por outras crenças. Não raramente, alguns batizados fazem escolhas de vida que os conduzem para longe da fé, tornando-os assim necessitados de uma “nova evangelização”. A tudo isso se acrescenta o facto que ainda ampla parte da humanidade não recebeu a boa nova de Jesus Cristo. Vivemos, pois, num momento de crise que atinge vários setores da existência, não somente o da economia, das finanças, da segurança alimentar, do meio ambiente, mas também o do sentido profundo da vida e dos valores fundamentais que a animam. A convivência humana é também ela marcada por tensões e conflitos que provocam insegurança e dificuldade em encontrar o caminho para uma paz estável. Nesta complexa situação, onde o horizonte do presente e do futuro parecem atravessados por nuvens ameaçadoras, torna-se ainda mais urgente levar com coragem a todas as realidades o Evangelho de Cristo, que é anúncio de esperança, de reconciliação, de comunhão, anúncio da proximidade de Deus, da sua misericórdia, da sua salvação, anúncio que a potência de amor de Deus é capaz de vencer as trevas do mal e guiar no caminho do bem. O homem do nosso tempo necessita de uma luz segura que ilumine a sua estrada e que somente o encontro com Cristo pode doar. Levemos a este mundo, com o nosso testemunho, com amor, a esperança doada pela fé! A missionariedade da Igreja não é proselitismo, mas sim testemunho de vida que ilumina o caminho, que traz esperança e amor. A Igreja – repito mais uma vez – não é uma organização assistencial, uma empresa, uma ONG, mas é uma comunidade de pessoas, animadas pela ação do Espírito Santo, que viveram e vivem a surpresa do encontro com Jesus Cristo e desejam compartilhar esta experiência de profunda alegria, compartilhar a Mensagem de salvação que o Senhor nos trouxe. É justamente o Espírito Santo que guia a Igreja neste caminho.

5. Gostaria de encorajar todos a fazerem-se portadores da boa nova de Cristo e sou grato de modo especial aos missionários e às missionárias, aos presbíteros fidei donum, aos religiosos e às religiosas, aos fiéis leigos – cada vez mais numerosos – que, acolhendo a chamada do Senhor, deixam a própria pátria para servir o Evangelho em terras e culturas diferentes. Mas gostaria de destacar também como as próprias jovens Igrejas estão-se empenhando generosamente no envio de missionários às Igrejas que se encontram em dificuldade – não raramente Igrejas de antiga cristandade – levando assim o frescor e o entusiasmo com que vivem a fé que renova a vida e dá esperança. Viver nesta dimensão universal, respondendo ao mandato de Jesus «ide portanto e fazei discípulos de todas as nações» (Mt 28, 19), é uma riqueza para cada Igreja particular, para cada comunidade, e doar missionários jamais é uma perda, mas um ganho. Faço um apelo aos que sentem esta chamada a corresponder generosamente à voz do Espírito, segundo o próprio estado de vida, e a não ter medo de serem generosos com o Senhor. Convido também os Bispos, as famílias religiosas, as comunidades e todas as agregações cristãs a apoiarem com clarividência e atento discernimento, o chamamento missionário ad gentes e a ajudar as Igrejas que precisam de sacerdotes, de religiosos e religiosas e de leigos para reforçar a comunidade cristã. E esta deveria ser uma atenção presente também entre as Igrejas que fazem parte de uma mesma Conferência Episcopal ou de uma Região: é importante que as Igrejas mais ricas de vocações ajudem com generosidade aquelas que sofrem por sua escassez.
Do mesmo modo, exorto os missionários e as missionárias, especialmente os presbíteros fidei donum e os leigos, a viverem com alegria seu precioso serviço nas Igrejas às quais são enviados, e a levar sua alegria e sua esperança às Igrejas das quais provêm, recordando que Paulo e Barnabé, ao final de sua primeira viagem missionária, «relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé» (At 14,27). Eles podem se tornar uma via para uma espécie de “restituição” da fé, levando o frescor das jovens Igrejas, para que as Igrejas de antiga cristandade reencontrem o entusiasmo e a alegria de compartilhar a fé num intercâmbio que é enriquecimento recíproco no caminho de sequela do Senhor.
A solicitude por todas as Igrejas, que o Bispo de Roma compartilha com os irmãos Bispos, encontra uma importante aplicação no empenho das Pontifícias Obras Missionárias, que têm a finalidade de animar e aprofundar a consciência missionária de cada batizado e de cada comunidade, seja evocando a necessidade de uma formação missionária mais profunda de todo o Povo de Deus, seja alimentando a sensibilidade das Comunidades cristãs a oferecer a sua ajuda para favorecer a difusão do Evangelho no mundo.
Por fim, um pensamento aos cristãos que, em várias partes do mundo, se encontram em dificuldade em professar abertamente a própria fé e em ver reconhecido o direito a vivê-la dignamente. São nossos irmãos e irmãs, testemunhas corajosas – ainda mais numerosas do que os mártires nos primeiros séculos – que suportam com perseverança apostólica as várias formas atuais de perseguição. Não poucos arriscam inclusive a vida para permanecer fiéis ao Evangelho de Cristo. Desejo garantir a minha proximidade com a oração às pessoas, às famílias e às comunidades que sofrem violência e intolerância e repito a eles as palavras consoladoras de Jesus: «Coragem, eu venci o mundo» (Jo 16,33).
Bento XVI exortava: «A Palavra do Senhor avance e seja glorificada (2 Ts 3, 1)! Possa este Ano da Fé tornar cada vez mais firme a relação com Cristo Senhor, dado que só n’Ele temos a certeza para olhar o futuro e a garantia dum amor autêntico e duradouro» (Carta ap. Porta fidei, 15). São os meus votos para o Dia Mundial das Missões deste ano. Abençoo de coração os missionários e as missionárias e todos aqueles que acompanham e apoiam este empenho fundamental da Igreja para que o anúncio do Evangelho possa ressoar em todos os cantos da terra, e nós, ministros do Evangelho e missionários, experimentaremos “a suave e reconfortante alegria de evangelizar” (Paulo VI, Esort. ap. Evangelii nuntiandi, 80).

Do Vaticano, 19 de maio de 2013, Solenidade de Pentecostes
Francisco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHORAR DIANTE DO SACRÁRIO

CONVITE: INSTITUIÇÃO DOS MINISTROS DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA

A Vocação de Samuel