Paixão do Senhor - SEMANA SANTA 2019

Os fiéis marcaram presença na Sexta-feira da Paixão do Senhor, dia que marca a entrega de Jesus a cruz, baseado na liturgia da palavra que é considerada indispensável aos nossos ouvidos, o momento se realizou as 15 horas, na matriz de Nossa Sra. do Bom Parto.

A Sexta-feira Santa, que os antigos chamavam de “Sexta-feira Maior”, é quando celebramos a Paixão e Morte de Jesus, o silêncio, o jejum e a oração devem marcar o momento. Ao contrário do que muitos pensam, a Paixão não é para ser vivida em clima de luto, mas de profundo respeito e meditação diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna. É preciso manter um “silêncio interior” aliado ao jejum e à abstinência de carne.

Assim como orienta o semanário litúrgico a liturgia foi propagada com despojamento e simplicidade, em conjunto a comunidade paroquiana narrou a Paixão do Nosso Senhor Jesus Cristo. Logo após a primeira – I e segunda – II leitura o pároco Francisco Texeira destacou: “Consideremos o mistério da cruz, por suas chagas somos curados, nosso Senhor Jesus Cristo verdadeiramente viveu o calvário para nos salvar. Contemplemos com amor o mistério de Jesus que nos ama, por isso nossos pecados são perdoados, não há maior prova de amor do que dar a vida pelos seus.

Em momento marcante, os presentes receberam a entrada de Jesus na Cruz, após alguns minutos a passagem do Senhor morto que foi colocado em frente ao altar, nos dois momentos de reflexão a comunidade teve a oportunidade de beijar Jesus, um sinal de respeito e contemplação, por aquele que ressurgirá domingo para a vida eterna. O Tríduo Pascal continuará nesse sábado (20) com a vigília, programada para a Matriz e para Capela Nossa Sra. da Conceição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHORAR DIANTE DO SACRÁRIO

CONVITE: INSTITUIÇÃO DOS MINISTROS DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA

A Vocação de Samuel