Seminário Arquidiocesano / Aula Magna

Seminário Arquidiocesano realiza Aula Magna e homenageia o professor Estevão da Rocha Lima

Evento marcou início das atividades acadêmicas da Instituição

Da Redação
Aula Magna
Na manhã de segunda-feira (13), a equipe de formadores do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção iniciou oficialmente o ano letivo 2012 com uma Celebração da Palavra e a Aula Magna. Aula essa proferida pelo professor Estevão da Rocha Lima que, na ocasião, encerrou os quase 69 anos de ensino na Instituição.
Após a Celebração da Palavra, na Capela, aonde os professores fizeram um juramento, os presentes dirigiram-se ao auditório Mons. João Leite Neto para a Aula Magna. Compuseram a mesa: cônego José Kermes, reitor; padre Márcio Manuel, vice-reitor; Padre Francisco Teixeira, diretor espiritual; professor Estevão da Rocha; seminarista Siloel Mendonça, representante do curso de Teologia; e o seminarista Fábio Freitas, representante do curso de Filosofia.
Padre Márcio Manuel, vice-reitor, foi o encarregado de fazer a homenagem ao professor Estevão. Proferindo o discurso, disse: “recebi a missão de falar sobre o senhor... Recordei as felizes aulas de Latim e Grego, mas muito mais que as Línguas Clássicas aprendi com a história de sua vida. Sua presença em sala de aula trazia-me sempre certa áurea de quem tem muito a dizer, de quem carrega e abarcou algo de grandioso dentro de si. (...) Parabéns professor Estevão pelo grande exemplo também de homem de fé, de homem da Igreja. Serviste no Seminário por muitos anos. Poderíamos dizer que foi uma relação de amor que teve início no ano de 1943 quando ingressaste como seminarista até nossos dias como exímio professor”. O sacerdote concluiu a homenagem recitando o poema “Os Ombros Suportam o Mundo”, de Carlos Drummond de Andrade.
De forma descontraída, semelhante às aulas que ministrava no Seminário, seguiu-se a palestra do professor Estevão.“No sentido primitivo do termo estamos em uma Aula Magna, mas não venho ensinar nada, mas venho ensinar que é preciso aprender. Aprender também com a sabedoria da vida, conforme relata o livro do Eclesiastes, ‘Há um tempo para tudo’. Por analogia também posso dizer: há o tempo de ensinar e o tempo de encerrar as atividades”. Dando continuidade, traçou algumas ideias de cunho filosófico e teológico. Eis algumas delas: “Todo filósofo bem orientado é um teólogo; A vida é uma provação e uma ressurreição, e o nosso modelo de vida é Jesus Cristo. A perfeição de Deus é a meta, é a medida; O amor em nós consiste em ser atraído, o amor em Deus é o amor-causa; A fé no mistério de Deus é imperiosa historicamente; A vantagem da vida mais longa é ser testemunha de muitas coisas”.
“O Seminário tornou-se a minha segunda casa desde 1943. Daqui fui educado, daqui recebi tudo. Atendi a quase todas as convocações de estudo pelo propósito de servir. Refletindo bem, eu faço uma confissão: Deus me enriqueceu com muitos dons, dentre eles o dom da fé, mas a minha correspondência foi pequena”, conclui, com modéstia, o célebre professor Estevão da Rocha.
O evento contou com a participação de sacerdotes, professores e seminaristas da Arquidiocese de Maceió e da Diocese de Palmeira dos índios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHORAR DIANTE DO SACRÁRIO

CONVITE: INSTITUIÇÃO DOS MINISTROS DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA

A Vocação de Samuel