Igreja dos Martírios
A Igreja de Nosso Senhor Bom Jesus dos Martírios era originalmente uma capela coberta de telhas, com alvenaria de tijolos, bom alicerce de pedras unidas com cimento e azeite de baleia, como de costume da época, cuja madeira foi tirada do morro do Jacutinga, por trás da mesma. No dia 30 de outubro de 1881 foi procedida a benção solene do templo, quando por volta das 16 horas as irmandades e o povo conduziam as imagens da Matriz para os Martírios.
Situada na Praça Floriano Peixoto, a Igreja passou por longas reformas e as obras conferiram à construção um estilo eclético, misto de barroco, neoclássico e neogótico, onde destaca sua bela fachada principal, recoberta de azulejos portugueses do século XIX de cor azul, estampilhados e torres com coroamentos retorcidos. O interior traz ornamentos rococó, além de rodapés em azulejo colorido no melhor estilo art nouveau.
Na área interna da Igreja há também painéis portugueses do século XX (provavelmente em meados) e rodapé do final do século XIX ou início do XX no estilo art nouveau. Atualmente, é um dos pontos turísticos de nosso Estado.
Horário das Missas: Segunda a Sexta ás 12h. Domingo às 07h.
Grupos existentes:
- Legião de Maria - Terça às 15h
- Apostolado da Oração - 1º Sábado às 15h
- Confraria de N. Sra. da Cabeça - Última Quarta às 12h
- Devotos de Bom Jesus dos Martírios - Segunda a Sexta às 12h
- Amigos de Santo Antônio - Toda Terça às 12h