Semana Santa


Semana Santa na Arquidiocese de Maceió

A programação oficial será presidida por Dom Antônio Muniz Fernandes, na Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres, em Maceió

Da redação
Semana Santa na Catedral de Maceió
A programação oficial será presidida pelo Exmo. e Revmo. Arcebispo Metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, na Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres, em Maceió.
Entenda a Semana Santa
A Semana Santa - começa com o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, seguindo até o Domingo da Páscoa do Senhor. A Semana inclui o Tríduo Pascal que recorda a Paixão e a Ressurreição de Cristo, desde a sua entrada messiânica em Jerusalém. Os cristãos participarão dos ritos especiais com a bênção e procissão dos ramos, no Domingo de Ramos; a transladação do Santíssimo Sacramento após a Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, a ação litúrgica da Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor; Vigília Pascal, no Sábado Santo e celebrações no Domingo da Páscoa do Senhor.
Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor
A Eucaristia é a atualização da Paixão gloriosa de Jesus Cristo; nela há dois momentos que devem captar nossa atenção: 1º) A bênção e a procissão dos ramos. 2°) A leitura da Paixão, anunciando a Morte do Senhor Jesus. No canto do “Santo” aclamamos conscientemente a Cristo Messias com as palavras do Senhor: Bendito o que vem em nome do Senhor (Sl 118,26). Depois da consagração confessamos nossa fé comunitariamente: Anunciamos a vossa morte e proclamamos vossa Ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!
Segunda, terça e quarta-feira da Semana Santa
São três dias feriais da Semana Santa, marcados por uma intensa preparação para a Páscoa do Senhor. A Igreja reflete o mistério da paixão do Senhor, contemplando a figura do Servo sofredor. Na segunda-feira, a ressurreição de Lázaro marca o anúncio da própria ressurreição do Senhor. Na terça-feira o evangelho vai nos situar na Ceia Santa e nos confrontar com a posição tomada por cada um dos apóstolos diante de Jesus. Na quarta-feira a Celebração Eucarística e as orações pedem a perseverança e firmeza nos momentos difíceis de nossa missão.
Quinta-feira da Semana Santa
A noite em que ia ser entregue – Ao sentar à mesa para a ceia Jesus se abre com os apóstolos, seus amigos: Desejei ardentemente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer, porque lhes digo que não mais a comerei, até que ela se cumpra no Reino de Deus (Lc 22,15ss). Jesus se dá a seus amigos na eucaristia, prelúdio e sinal de sua Paixão e Morte, livremente aceitas e por amor. Este pão é meu corpo que será dado por vocês; este vinho é meu sangue derramado por vocês. A esta doação sem reservas, Judas responde paradoxalmente com a traição. Jesus prevê isto: Um de vocês vai me entregar.
Sexta-feira da Semana Santa
Amou-os até o fim – “Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado os seus que estavam neste mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1). Sublime resumo e introdução para um gesto final que ilumina e dá sentido para toda a vida de Jesus centralizada nessa dupla motivação: amor ao Pai e amor aos homens seus irmãos como princípio, meio e fim. O amor não ficou em palavras, nem sequer em sinais (eucaristia, lava-pés), mas passou à ação. Ele deu a vida por seus amigos e por todos nós. E não existe maior prova de amor do que esta, advertiu Jesus (Jo15,13).
Sábado Santo
Mistério central do cristianismo – O ponto inicial do tempo Pascal começa na Vigília. A Páscoa é a celebração máxima e central de todo o ano litúrgico, assim como o mistério que celebramos culturalmente em cada um dos cinquenta e dois domingos do ano. É a verdade nuclear do cristianismo, o fundamento e a raiz de nossa fé e esperança. O momento sombrio da vida de Jesus e de toda a história de salvação de Deus, assim como o acontecimento máximo da história da humanidade. O germe e começo de uma vida nova para Cristo e para nós.
PROGRAMAÇÃO NA CATEDRAL DE MACEIÓ
Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, 24 de março, às 8h, bênção dos ramos na Igreja de São Gonçalo, com procissão rumo à Catedral e Celebração Eucarística. No final da tarde, às 17h, e a noite, às 19h30, Missas para a comunidade paroquial.
Na Quarta-feira Santa, dia 27 de março, dia de Oração e Penitência. Às 12h, exposição do Santíssimo Sacramento e atendimento às Confissões, em especial dos idosos e doentes. Às 15h, Missa pela saúde dos enfermos e administração do sacramento da Unção dos Enfermos aos idosos e doentes. Responsáveis: Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Saúde e Pastoral da Misericórdia. 
Às 20h, será rezado o Ofício das Trevas.
Na Quinta-feira Santa, 28 de março, às 9h, Missa do Crisma e renovação das promessas sacerdotais. Às 19h, Missa da Ceia do Senhor. Lava-pés. Adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 22h, sairá a Procissão luminosa e silenciosa, com o Santíssimo Sacramento, até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Na Sexta-feira da Paixão do Senhor, dia 29 de março, às 15h, Celebração da Paixão do Senhor e procissão do Senhor Morto às 17h.
Após a procissão, encenação da Paixão de Cristo, na Praça Marechal Floriano Peixoto, em frente a Igreja do Bom Jesus dos Martírio, no Centro de Maceió.
No Sábado Santo, dia 30 de março, às 20h, Solene Vigília Pascal.
No Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor, 31 de março, celebrações às 17h e às 19h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHORAR DIANTE DO SACRÁRIO

CONVITE: INSTITUIÇÃO DOS MINISTROS DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA

A Vocação de Samuel