3º dia da festa da Imaculada Conceição. (07/12/14)
Na terceira noite do tríduo em honra a Imaculada Conceição, os fiéis se reuniram ás 18h para cantar o Oficio da virgem imaculada logo após o oficio houve a Santa Missa que foi presidida pelo filho da paróquia, Frei Genival Viana. Em sua homilia o Frei lembrou sobre oque celebramos no natal, lembrou também aos fiéis a forma que as pessoas esquecem de Jesus, dando lugar aos enfeites e ao papai noel, explicou também sobre a parúsia o retorno glorioso de Nosso Senhor Jesus Cristo, e ficou a seguinte pergunta, será que estamos vigilantes? será que estamos preparados para que Jesus venha habitar em nossos corações?, não adianta apenas ajeitar a casa material mais e preciso ajeitar a casa espiritual que e nossos corações para que Jesus venha habitar. A santa missa contou com a participação do coral "Servos por amor", logo após a Santa missa houve barracas de lanches.
Veja os horários para amanhã 08/12, dia da Imaculada Conceição:
Igreja do Senhor Bom Jesus dos Martírios, celebração eucarística ás 07h00.
Capela Nossa Senhora da Conceição - Farol
15h - Oficio da Imaculada Conceição
16h - Celebração Eucarística, (Solenidade de Nossa Senhora da Conceição)
17h - Procissão pelas ruas da capela
Veja os horários para amanhã 08/12, dia da Imaculada Conceição:
Igreja do Senhor Bom Jesus dos Martírios, celebração eucarística ás 07h00.
Capela Nossa Senhora da Conceição - Farol
15h - Oficio da Imaculada Conceição
16h - Celebração Eucarística, (Solenidade de Nossa Senhora da Conceição)
17h - Procissão pelas ruas da capela
Veja um pouco sobre o Dogma da Imaculada Conceição:
S. Tomas de Vilanova (1555), chamado de São Bernardo espanhol, disse em sua teologia sobre Nossa Senhora:
Nenhuma graça foi concedida aos santos sem que Maria a possuísse desde o começo em sua plenitude (GM, p. 211).
S. João Damasceno, doutor da Igreja (749), afirma:
Há, porém, entre a Mãe de Deus e os servos de Deus uma infinita distância (GM, p. 211).
E pergunta S. Anselmo, bispo e doutor da Igreja (1109), e grande defensor da Imaculada Conceição:
Deus, que pôde conceder a Eva a graça de vir ao mundo imaculada, não teria podido concedê-la também a Maria?
A Virgem, a quem Deus resolveu dar Seu Filho Único, tinha de brilhar numa pureza que ofuscasse a de todos os anjos e de todos os homens e fosse a maior imaginável abaixo de Deus (GM, p. 212).
S. Tomas de Vilanova (1555), chamado de São Bernardo espanhol, disse em sua teologia sobre Nossa Senhora:
Nenhuma graça foi concedida aos santos sem que Maria a possuísse desde o começo em sua plenitude (GM, p. 211).
S. João Damasceno, doutor da Igreja (749), afirma:
Há, porém, entre a Mãe de Deus e os servos de Deus uma infinita distância (GM, p. 211).
E pergunta S. Anselmo, bispo e doutor da Igreja (1109), e grande defensor da Imaculada Conceição:
Deus, que pôde conceder a Eva a graça de vir ao mundo imaculada, não teria podido concedê-la também a Maria?
A Virgem, a quem Deus resolveu dar Seu Filho Único, tinha de brilhar numa pureza que ofuscasse a de todos os anjos e de todos os homens e fosse a maior imaginável abaixo de Deus (GM, p. 212).
É importante notar que S. Afonso de Ligório afirma:
O espírito mal buscou, sem dúvida, infeccionar a alma puríssima da Virgem, como infeccionado já havia com seu veneno a todo o gênero humano. Mas louvado seja Deus! O Senhor a preveniu com tanta graça, que ficou livre de toda mancha do pecado. E dessa maneira pode a Senhora abater e confundir a soberba do inimigo (GM , p. 210).
Nenhum de nós pode escolher sua Mãe; Jesus o pode. Então pergunta S. Afonso: Qual seria aquele que, podendo ter por Mãe uma rainha, a quisesse uma escrava? Por conseguinte, deve-se ter por certo que a escolheu tal qual convinha a um Deus (GM, p. 213).
O espírito mal buscou, sem dúvida, infeccionar a alma puríssima da Virgem, como infeccionado já havia com seu veneno a todo o gênero humano. Mas louvado seja Deus! O Senhor a preveniu com tanta graça, que ficou livre de toda mancha do pecado. E dessa maneira pode a Senhora abater e confundir a soberba do inimigo (GM , p. 210).
Nenhum de nós pode escolher sua Mãe; Jesus o pode. Então pergunta S. Afonso: Qual seria aquele que, podendo ter por Mãe uma rainha, a quisesse uma escrava? Por conseguinte, deve-se ter por certo que a escolheu tal qual convinha a um Deus (GM, p. 213).
Quando Deus eleva alguém a uma alta dignidade, também o torna apto para exercê-la, ensina S. Tomás de Aquino. Portanto tendo eleito Maria para Sua Mãe, por Sua graça a tornou digna de ser livre de todo o pecado, mesmo venial, ensinava S. Tomás; caso contrário, a ignomínia da Mãe passaria para o Filho (GM, p. 215).
Nesta mesma linha afirmava S. Agostinho de Hipona, Bispo e doutor da Igreja (430), já no século V:
Nem se deve tocar na palavra pecado em se tratando de Maria; e isso por respeito Àquele de quem mereceu ser a Mãe, que a preservou de todo pecado por sua graça (GM, p. 215).
Pergunta S. Cirilo de Alexandria (370-444), bispo e doutor da Igreja: Que arquiteto, erguendo uma casa de moradia, consentiria que seu inimigo a possuísse inteiramente e habitasse? (GM, p. 216).
S. Bernardino de Sena ensina que Jesus veio para salvar a todos, inclusive Maria. Contudo, há dois modos de remir: levantando o decaído ou preservando-o da queda. Este último modo Deus aplicou a Maria.
Nesta mesma linha afirmava S. Agostinho de Hipona, Bispo e doutor da Igreja (430), já no século V:
Nem se deve tocar na palavra pecado em se tratando de Maria; e isso por respeito Àquele de quem mereceu ser a Mãe, que a preservou de todo pecado por sua graça (GM, p. 215).
Pergunta S. Cirilo de Alexandria (370-444), bispo e doutor da Igreja: Que arquiteto, erguendo uma casa de moradia, consentiria que seu inimigo a possuísse inteiramente e habitasse? (GM, p. 216).
S. Bernardino de Sena ensina que Jesus veio para salvar a todos, inclusive Maria. Contudo, há dois modos de remir: levantando o decaído ou preservando-o da queda. Este último modo Deus aplicou a Maria.
Podendo o Espírito Santo criar Sua Esposa toda bela e pura, é claro que assim o fez. É dela que fala: És toda formosa minha amiga, em ti não há mancha original (Ct 4,7). Chama ainda Sua Esposa de jardim fechado e fonte selada (Ct 4,12), onde jamais os inimigos entraram para ofendê-la.
Ave, cheia de graça! Aos outros santos a graça é dada em parte, contudo a Maria foi dada em sua plenitude. Assim a graça santificou não só a alma mas também a carne de Maria, a fim de que com ela revestisse depois o Verbo Eterno, afirma S. Tomás (GM, p. 220).
O´ Maria concebida sem pecado; rogai por nós que recorremos a Vós!
Ave, cheia de graça! Aos outros santos a graça é dada em parte, contudo a Maria foi dada em sua plenitude. Assim a graça santificou não só a alma mas também a carne de Maria, a fim de que com ela revestisse depois o Verbo Eterno, afirma S. Tomás (GM, p. 220).
O´ Maria concebida sem pecado; rogai por nós que recorremos a Vós!
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