Voz da Igreja

Dom Antônio Muniz

O Bote Fé

Unidos ao amor a Jesus Cristo e à sua Igreja.

O beato João Paulo II, de saudosa memória, marcou, profundamente, a história do pontificado. Entre as várias iniciativas desse grande papa, por hora podemos destacar a “Jornada Mundial da Juventude”, evento ocorrido a cada dois anos, em diferentes cidades, do qual participam jovens de vários países, com suas línguas e culturas diversas, porém unidos ao amor a Jesus Cristo e à sua Igreja.
Logo no início do seu pontificado, uma frase evangélica pronunciada por João Paulo II foi, continuamente, repetida em varias ocasiões, sobretudo, em seus muitos encontros com a juventude por quem o papa tinha um especial apreço. Dizia o Sumo Pontífice: “não tenham medo”. Ouvindo isso, os jovens sentiam-se acolhidos, respeitados, valorizados e muito amados pelo santo padre que não escondia de ninguém seu carinho especial para com a juventude de quem ele se aproximava com tanta intimidade.
Para marcar esses encontros, João Paulo II teve a feliz inspiração de convocar os jovens do mundo inteiro, para uma Jornada Mundial da Juventude. Esse evento foi tão bem sucedido que passou a fazer parte do calendário oficial da Igreja. Sendo assim, a cada dois anos, o papa passou a se encontrar com os jovens, encorajando-os, neste mundo paganizado que propaga antivalores, a dizerem que são cristãos, que não se envergonham do Evangelho e são profundamente alegres e felizes por serem filhos da Igreja que os envia ao mundo, como testemunhas de Cristo e do seu Evangelho.
Para nossa grande alegria, o papa Bento XVI deu continuidade às Jornadas, fazendo-se presente como verdadeiro pastor, deixando transparecer, nessas ocasiões, o coração amoroso do Cristo, Bom Pastor que acolhe e ama essa parcela do rebanho: nossos jovens, bens preciosos da Igreja. Nossa alegria se torna maior, porque a próxima Jornada Mundial da Juventude será no nosso Brasil e o Rio de Janeiro foi a cidade escolhida para sediar esse grande acontecimento. Portanto, vamos ter o privilegio de dizer que o Rio não será, apenas, a cidade da Copa, das Olimpíadas, mas, também, a cidade da Jornada Mundial da Juventude, em 2013.
Para preparar o coração dos nossos jovens, Bento XVI entregou, na ultima Jornada celebrada na cidade de Madri, a uma representação da juventude de nosso país, uma cruz e um ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada, para peregrinar por todas as dioceses do Brasil e da America Latina. Agora, chegou a nossa vez de receber a Cruz peregrina, em nossa Arquidiocese.
Já antecipando a festa da Jornada em 2013, a pastoral da juventude da Arquidiocese preparou uma programação especial, convocando todos os jovens a participarem das celebrações que marcaram os dois dias em que a Cruz esteve aqui conosco.
Foi um momento da graça de Deus para a Igreja que está em Maceió, deixando transparecer sua jovialidade, sempre renovada pelo pela fé e esperança, impelindo-nos a declarar nosso amor incondicional a Cristo. Mostra-se, assim, nossa alegria de lhe pertencer e de nos renovar com a força do seu Espírito, tornado-nos sempre jovens sem medo de, com Ele, enfrentar todas as adversidade e ameaças que pairam sobre a juventude.
O evento celebrado foi um grande e vibrante sim dos jovens a Cristo, à Vida, à Verdade, à Paz e o não à morte e a todos os seus sinais: desagregação das famílias, drogas, o consumismo, promiscuidade sexual, e as tantas propagandas enganosos que seduzem nossos Jovens, impedindo-os de serem verdadeiramente felizes e realizados, e do direito de viver plena e sadiamente a beleza dessa idade, sem se deixarem escravizar por falsas promessas, mas plenamente livres, para amar, servir e transformar esse mundo no mundo melhor, digno da verdadeira humanidade.
Parabéns à Pastoral da Juventude e a todos que os acolheram com alegria e fé a cruz de Nosso Senhor e o ícone da Virgem Maria. 
Espero estarmos junto com Bento XVI, no Rio de Janeiro em 2013, e com os jovens do mundo inteiro, continuar firmes, em Cristo.
Bote fé! Vale a pena pertencer a Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHORAR DIANTE DO SACRÁRIO

A Vocação de Samuel

CONVITE: INSTITUIÇÃO DOS MINISTROS DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA